A sustentabilidade nunca esteve tão em alta na sociedade. Nessa nova realidade, tanto os papéis da indústria quanto do consumidor se tornam fundamentais para transformar a dinâmica de consumo. Podemos definir o desenvolvimento sustentável como um processo que contribui com a conservação de recursos naturais e preservação da natureza a partir de iniciativas mais conscientes e responsáveis que envolvem esse cenário.
Empresas de diversos setores estão abrindo espaço para a preservação da natureza ao buscarem alternativas na fabricação e venda de produtos. A sociedade também se mobiliza cada vez mais para escolher itens e serviços alinhados com esses cuidados. Afinal, em um mundo cercado por informações, as pessoas seguem mais protagonistas de suas escolhas, exigentes e focadas nesses critérios. Portanto, as organizações têm como responsabilidade adequar toda a cadeia produtiva para que os processos minimizem as agressões ao meio ambiente. Já a responsabilidade do cliente está em adquirir produtos de empresas que valorizam a questão ambiental.
Produtos e serviços focados na sustentabilidade são tendências sem volta. Quem não entrar na “onda”, pode ficar esquecido na praia.
Companhias de destaque do setor de calçados e tecnologia estão, por exemplo, criando itens com plásticos retirados dos oceanos. A expectativa é que essas empresas devem se tornar quase 100% sustentáveis em um período aproximado de dez anos.
Além da possibilidade de adquirir um produto de extremo bom gosto, pautado nas tendências de comportamento e na sustentabilidade, o consumidor tem importante poder de decisão nas mãos: é ele que, optando por itens sustentáveis, vai gerar mais demanda e, consequentemente, mudar o padrão de produção das empresas.
A responsabilidade ambiental é um fator cada vez mais considerado pelos consumidores na hora da escolha final. Mesmo que seja necessária uma certa proatividade para que as marcas se tornem realmente ecológicas e sustentáveis, como a busca de fornecedores qualificados, certificações ambientais, entre outras medidas, existem muitos benefícios que essa mudança pode gerar às companhias e, principalmente, ao planeta.
Texto Fernanda Ricci